Painéis vazados: alternativas de aplicação nos projetos
Tendência que se mantêm até hoje e que é uma ótima forma de separar seus ambientes. Os painéis vazados dão a sensação de amplitude, permitem uma maior visibilidade, levam luminosidade e favorecem a circulação de ar para o ambiente. Eles também são funcionais, sendo uma ótima solução para espaços pequenos.
Foto: Giani Schrer
Projeto: Simões Pasin
Neste trabalho o painel vazado foi utilizado para dividir o hall de entrada da área social.
Desta forma garantimos a privacidade dando ao mesmo tempo alguma visibilidade e luminosidade.
Foto: Alessandra Pasin
Projeto: Mostra Elite Design 2017 - Deck por do sol
Nessa foto no ambiente da Arq. Graça Brenner, temos os cobogós como elemento de fechamento da área externa. O formato em 3D das peças vazadas combinado a iluminação cria um belo efeito aliado à aplicação de vegetação.
Foto: Alessandra Pasin
Projeto: Casa Cor RS 2017 - Marcelo Oliveira
Cobogó cimentício do Estúdio Luiza Pilau. Utilizado como elemento 3D duplicado sobre a parede.
Foto: Alessandra Pasin
Projeto: Casa Cor SP 2017 - Pessuto Paisagismo
Este cobogó foi utilizado como uma parede externa, permitindo a luminosidade mas com menos intensidade e com ventilação natural. As peças se encaixavam nos módulos e viravam prateleiras para objetos.
Foto: Carlos Edler
Projeto: Simões Pasin
Neste trabalho, utilizamos o cobogó da Manufatti revestimentos. Ele forma o painel dividindo a cozinha da lavanderia, criando um bloqueio visual sem interromper a luminosidade natural.
Como vimos nos exemplos anteriores, existem várias maneiras de separar ambientes sem utilizar uma parede vedada. Os painéis vazados e cobogós são uma ótima opção pois são versáteis e dão sofisticação aos ambientes.