Mostra Elite Design 2018: Lofts, dos galpões de Nova York dos anos 70 até os dias de hoje

Iniciamos nossa série de posts sobre a Mostra Elite Design 2018 falando sobre os ambientes que apareceram muito na mostra se destacando bastante por suas propostas de múltiplos ambientes integrados ou mesmo moradas inteiras: lofts.



Fotos: Alessandra Pasin


Loft Urbano por Cesar Mariot e Cíntia Sauner


Os arquitetos quiseram trabalhar com um ambiente de planta integrada, como geralmente são os Lofts, porém com setorizações a partir de materiais como cordas e guarnições de portas. Nas cores, o cinza tem predominância no espaço, com alguns pontos de azul fazendo referência ao lago Guaíba, o qual a mostra se localiza as suas margens. No teto, o jogo de tesouras ganha destaque e contraste de rusticidade, lembrando os lofts de Nova Iorque. As peças de madeira vão do rústico ao design assinado, como o banco de Ronald Sasson.



Fotos: Alessandra Pasin


Casa da Psicóloga por Fernando Schwalm


Seguindo o pensamento de que passamos maior parte do nosso tempo em casa, o arquiteto quis trazer referências da natureza e dos quatro elementos pra dentro do seu ambiente. Ele se inspirou na psicóloga Rosalia Schwark, buscando criar um projeto onde a ela possa ser criativa, ter um espaço multifuncional e receber seus amigos. Fernando buscou através das cores retratar a natureza, o terracota e o rosado são usados para lembrar solo e rochas. Na parte do quarto, com a vitrine para o Guaíba, nuances do verde até chegar no azul turquesa para harmonizar com o lago. A setorização do ambiente é feita através de um grande volume central, que de um lado é usado como lareira e do outro, base para a cabeceira da cama em camurça cor de chumbo.



Fotos: Alessandra Pasin

Estúdio da Serra por Luiz Fernando Rhoden e Tales Bier Ferreira


Os arquitetos da Recyklare Arquitetura mesclaram peças de antiquário e mobiliário contemporâneo, priorizando o aconchego que as moradias na serra tem. Para isso, escolheram cores quentes para as paredes. Os tons em azul intenso e vermelho rosado ganham mais vida com o adorno de obras de arte dos artistas gaúchos Britto Velho e Suzi Etchepare. O mobiliário faz a delimitação dos ambientes, como a mesa de jantar e o sofá. Sobre a mesa, o lustre de chifres sintético da Difference Design e os demais spots tornam o ambiente acolhedor e característico da serra gaúcha. Para criar mais proximidade dos visitantes com a serra, os arquitetos criaram janelas com vista de paisagens da região reproduzidas por painéis fotográficos. Para simular a luz do dia, junto às janelas incluíram uma contínua fita LED de alta potência com tom quente.


A ideia de lofts surgiu inspirada no estilo de morar que nasceu em Nova York na década de 1970, a partir de velhos galpões e armazéns que eram reformados para virar moradia. A ideia foi se replicando e tomando formas diferentes, como vimos na mostra. Cada um com sua personalidade e formato, mas todos seguindo a ideia de ambientes integrados que são muito adequados ao estilo de vida contemporâneo.


Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Loft

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Simões Pasin Arquitetura / Porto Alegre - RS 

Contato: (51) 98151-4961 / (51) 98151-4959

simoespasin@simoespasin.com

pasinalessandra@gmail.com / simone.r.simoes@gmail.com

  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon