Apartamento Sob medida: Criando o projeto ideal alinhado às necessidades do cliente!

Cada projeto traduz as características, hobbies e necessidades dos clientes. Nesse artigo trazemos esse apartamento que tinha como premissas a possibilidade de trabalhar em casa e ter um espaço bom para cozinhar, tendo como principal a praticidade e versatilidade dos ambientes.

A possibilidade de utilização de todos os espaços, mas mantendo a versatilidade para eventuais modificações ou hospedagem de familiares.

Como era um imóvel novo, tínhamos a possibilidade de partir do zero para escolhas de acabamentos em geral. Mas também uma obra considerável pela frente.


Fonte: Simões Pasin Arquitetura

Imagem: Alessandra Pasin


A planta original contava com três dormitórios, transformada em dois com a integração de um deles ao living para função de escritório. A recolocação da porta na circulação transformou a suíte original e o segundo dormitório numa grande suíte com closet.


Foto: André Cavalheiro


A cozinha americana unificada com a área social traz a integração do projeto, permitindo que enquanto o cliente estiver praticando seu hobby na gastronomia, também possa interagir com quem estiver na sala de estar e jantar.


Foto: André Cavalheiro

Esse conceito inicial definiu a criação de um grande móvel em marcenaria na maior parede da sala que definiria as zonas de hall com o painel ripado iluminado, aparador do jantar e setor tv. O painel ripado iluminado dá o impacto inicial logo na entrada. Ao final dele temos o móvel de apoio do jantar onde está a louçaria. No outro móvel abaixo da tv, temos equipamentos de home theater e espaço para itens de família como fotos e vídeos.

A iluminação ali tem a função de valorizar as formas e em suavidade trazer aconchego quando se está vendo um filme, por exemplo.


Foto: André Cavalheiro


Na cozinha, os revestimentos e mobiliário escuros contrapõem com os elementos claros presentes nos demais ambientes. As bancadas são escuras com acabamentos preto trama, granito São Gabriel polido e levigado, e os aéreos com lâmina similar ao concreto. Na lateral temos a transição para o jantar através da cristaleira com revestimento em espelho, que também é o acabamento da lateral da coluna de forno e adega. O balcão que divide com o jantar é também bancada para refeições no dia a dia. Na churrasqueira, a opção foi uma tampa que ao mesmo tempo é nicho para utensílios como o saleiro, suas prateleiras serem como puxadores.


Foto: André Cavalheiro

O destaque central do ambiente vai para o projeto de forro. Na área social, um grande plano retangular com dois elementos apenas, o rasgo preto com iluminação em trilho e os pendentes do jantar. Os demais pontos de luz de foco e as caixas acústicas de forro estão fora desse elemento, tornando a composição mais limpa. A luz geral fica por conta das sancas de janela que valorizam as cortinas e proporcionam luminosidade quando é necessário.


Foto: André Cavalheiro

O escritório é totalmente iluminado por essa sanca que parte da janela do estar e evolui até esse ambiente. Esse tipo de luminosidade é boa para trabalhar por transmitir disposição.


Foto: André Cavalheiro

Na parte íntima, a iluminação é totalmente indireta através de sancas junto às paredes na suíte e de rasgo no closet. A iluminação setorizada fica por conta das luzes de cabeceira e dos pequenos focos entre a cama e o móvel da tv. Nesse projeto colocamos na parede da suíte uma luminária pequena junto ao rodapé, acionada nas cabeceiras. Dessa forma é possível acordar mais cedo e transitar no quarto sem causar incômodo ao outro.

Foto: André Cavalheiro

O banho casal, além da luz geral e de foco sobre a bancada apresenta também iluminação embutida nos espelhos para efeito arandela. Essa luz suave transmite a sensação de relaxamento e é bastante eficiente para maquiagem em conjunto com as demais.


Foto: André Cavalheiro

A modificação da planta original ampliou a área social do casal, atendendo melhor às suas necessidades. O projeto deixou o apartamento mais moderno, multifuncional e valorizado na distribuição dos ambientes. Cada projeto tem suas peculiaridades e é importante aliar as necessidades e as potencialidades para obter um ótimo resultado. É nesse momento que um projeto se torna importante, nessa otimização de função, ergonomia, estética e melhor utilização possível. Esse trabalho é um ótimo exemplo dessa mistura e estamos muito felizes com o resultado!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Simões Pasin Arquitetura / Porto Alegre - RS 

Contato: (51) 98151-4961 / (51) 98151-4959

simoespasin@simoespasin.com

pasinalessandra@gmail.com / simone.r.simoes@gmail.com

  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon