top of page

Aprovado por Freud - Consultório de Psicanálise

Projetamos esse o consultório de Psicanálise e hoje vamos compartilhar tudo sobre esse trabalho, publicado no anuário Visual & Design 2019/2020, que contou com alguns detalhes especiais!

O espaço tinha 40m² e não precisava de muita compartimentação. Em compensação, era preciso dar uma atenção especial à acústica do ambiente para que pudéssemos proporcionar o máximo de privacidade aos pacientes.


Pra começar, vamos dar uma olhada na planta do projeto:

Conforme a imagem, no projeto teríamos um espaço maior, que seria onde aconteceriam os atendimentos, uma copa anexada à essa sala – uma facilidade proporcionada devido a operação de somente uma pessoa – o lavabo e a espera.


Fotos: Cristiano Bauce Na sala de espera, o grande destaque é a lona Tensoflex na parte lateral, que traz a impressão de parede iluminada, proporcionando um efeito muito bacana ao ambiente.

O biombo ripado é outro ponto importante do espaço. Ele propicia a quem está saindo e quem está esperando mais privacidade, já que ele impede que as pessoas se olhem diretamente.

Já que o atendimento é de uma única pessoa, contamos com ajudar de dispositivos que facilitassem a operação. Ao entrar, o sensor de movimento sinaliza através de uma luminária que acende no móvel a chegada do próximo paciente.

Fotos: Cristiano Bauce

Para a sala de atendimento, procuramos deixar o ambiente o mais aconchegante possível para criarmos uma atmosfera mais intimista, que deixasse os pacientes à vontade.

Na parede atrás do clássico divã, criamos esse móvel de nichos – tudo com o acabamento na lâmina Carvalho Hanover, da Duratex –, com vários livros e objetos que remetessem a uma sala de estar ou um ambiente que inspirasse um momento de relaxamento.

Em frente a janela, temos poltronas para atendimentos para mais de uma pessoa, como casais, por exemplo.

Do lado oposto a estante fica a mesa da profissional, onde são realizadas as sessões remotas, via internet.

A grande dimensão do tapete Balthiar que arremata a união do conjunto.



Fotos: Cristiano Bauce

Pela questão da praticidade, a copa fica anexada à sala de principal, que permite mais agilidade no atendimento. Um painel de correr em alumínio e vidro na mesma tonalidade da lâmina utilizada para esse espaço, Gianduia Trama da Duratex, permite fechar a área durante as sessões para que a Psicanalista e o paciente tenham total concentração. A pedra utilizada na copa é a Silestone Noka.

Para que esse ambiente pudesse ficar onde foi pensado, precisamos reposicionar a porta do lavado em outra parede – e esse passou a ter acesso pelo corredor interno –, ficando imediatamente atrás da copa, o que facilitou bastante as questões de encanamento durante o processo da obra.


Um dos grandes diferenciais do projeto foi a questão da acústica, muito bem pensada para que houvesse total privacidade durante as consultas. Além da espuma entre a estrutura das paredes internas, um segundo recurso foi implementado, potencializando ainda mais o efeito do abafamento do áudio. E para o som ambiente, foi instalado um aparelho Bluetooth, para as caixas de som que ficam na recepção, abafando qualquer resquício de som que possa ter restado.


Nós amamos realizar projetos comerciais e ficamos muito felizes esse trabalho que nos permitiu utilizar tantos recursos bacanas! O consultório ficou incrível e super aconchegante, assim como idealizamos. Nos orgulhamos muito do resultado final!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page