top of page

Casa Projeto Arquitetônico - Refúgio repleto de natureza

No post de hoje vamos falar de um trabalho de arquitetônico e interiores realizado pela nossa equipe há algum tempo. O projeto, pensado para um casal que gosta de ambientes amplos, conta com 600m² e muito espaço de convívio social interno e externo e o máximo de integração possível. Tudo solicitado pelos clientes.

Foto: André Cavalheiro




A casa apresenta algumas características da arquitetura modernista, com os pilares redondos, independentes e afastados das paredes, as aberturas em “fita”, tanto nas portas do vão do estar jantar, como nas janelas dos dormitórios e o teto em terraço plano. A paleta de cores em cinza e branco buscava valorizar as características do projeto arquitetônico que contaremos em breve. Primeiro, vamos conferir a planta para nos aprofundarmos no trabalho:

O partido do projeto se desenvolve em um grande “eixo”, desde a porta principal até o jardim da piscina. Nele se encontra também a escada reta que leva ao segundo pavimento onde estão as suítes.

De cada lado, se dividem áreas de serviço e apoio, garagem e depósito na parte da frente. Ao longo da circulação com largura de 3m e com pé-direito duplo, vão se revelando as áreas de estar lareira, também com pé-direito duplo, home theater e jantar churrasqueira.

No superior, temos 3 suítes de um lado do eixo e a suíte principal com espaços generosos de banho e closet no outro, divididos por uma passarela com vista para o rio pelos rasgos da fachada. Eles formam os volumes externos destacados na composição.

Foto: André Cavalheiro




A fachada de fundos tem como elementos principais a grande esquadria que abre 60% do vão, com estrutura independente, e o contraponto da grande massa de alvenaria superior, apenas com pequenas aberturas para que se possa ver o lago Guaíba do pavimento superior.

A marquise superior faz o arremate do volume lateral ao sul junto à sacada do quarto do casal e ao norte junto ao volume das suítes.

Ao fundo, atrás da esquadria com vão, estão o jardim com a corticeira e a área externa com piscina de borda infinita. O piso em volta da piscina é porcelanato antiderrapante.

O principal destaque do projeto é o efeito produzido pelo partido com circulação em linha reta, com pé-direito duplo de 6m em que se vislumbra a árvore e o jardim ao fundo como um quadro. Ao mesmo tempo tão grande e tão imediatamente compreendido por quem acessa.




Foto: André Cavalheiro



Outro ponto importante do trabalho é o estar lareira de base revestida em granito preto polido e acima painéis em madeira natural, com pé-direito duplo e a imponência que ele transmite. Nela, as esquadrias recolhem totalmente para dentro do volume da mesma, assim elas ficam inexistentes quando abertas.

A escada de acesso ao segundo pavimento, localizada em frente a porta principal tem o peitoril de aço inox e vidro temperado. Embaixo dela, uma obra da artista Santuza Gonçalves que traz mais cores à parede. Também na escada, outra característica marcante são as iluminações zenitais que trazem luz natural com efeito belíssimo à circulação.

O piso escolhido para o projeto foi com aspecto cimentício e a união do mobiliário ficou por conta do tapete Bhadoni.


O que acharam? Esse projeto já faz parte do nosso portfólio há um certo tempo, mas nunca compartilhamos todos os detalhes nesse formato. Amamos trazer pra vocês conteúdos que contam como desenvolvemos e criamos nossos projetos!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page