top of page

Tendências Isaloni 2018: Anos 20 e Art Nouveau

A inspiração anos 20 ficou bem evidente no detalhe e na delicadeza de alguns móveis e objetos dos stands do Isaloni 2018. Na Belle Époque, o Art Nouveau foi estilo principal quando falamos em manifestações artísticas em geral, e nisso incluímos arquitetura e os interiores. Ocorreu principalmente entre 1890 e 1920 e foi marcante na transição entre o historicismo e o modernismo. A valorização dos ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas são algumas premissas deste movimento.

Alguns de seus principais nomes são Hector Guimard, nas entradas de metrô em Paris, Charles Rennie Mackintosh, arquiteto e designer escocês, que se baseou na tradição escocesa, juntando elementos de inspiração japonesa e de Art Nouveau, René Lalique, Louis Comfort Tiffany e o icônico Antoni Gaudí em sua importante obra principalmente em Barcelona.


Foto: Alessandra Pasin


Os móveis arredondados, com ângulos, ou chanfrados e trabalhados transparecem esta tendência. Os detalhes são caprichosos como nesses pendentes, que além do metal apresentam os vidros em relevo geométrico. O painel do mezanino que além do fundo em diferentes profundidades compõe o desenho de uma paisagem em seu todo.


Foto: Alessandra Pasin


Além das características que já citamos, o mix de estampas também está presente dentro da tendência. Esta mistura pode ser em diferentes tipos e escalas. Nesta foto podemos ver alguns exemplos no stand da marca Kartell, onde a vibratilidade das cores também se destaca. Riqueza em detalhes e combinações de cores.


Foto: Alessandra Pasin

Os acabamentos finos e grandiosos, como nos lustres mesclando vidros fosco e transparente, a natureza retratada no painel ao fundo praticamente em escala real e os adornos em metal dourado em grande quantidade reportam ao glamour desse período.


Foto: Alessandra Pasin

Sempre falando em influência, ou sensação de familiaridade, a suavização dos objetos e os detalhes em metal dourado, no mármore, na madeira, no mobiliário, no quadro com movimento, todos dão um toque de anos 20 no ambiente, deixando-o com um ar mais Belle Époque, misturando estampas e acabamentos em super harmonia.


Foto: Alessandra Pasin

Outra característica do Art Nouveau, foi a inspiração orgânica natural, animal e vegetal que percebemos nos mais diferentes elementos do período. No stand da marca Porada, por exemplo, a cadeira Gargantua apresentou a influência do estilo por seu acabamento arredondado e toque sofisticado e quase orgânico .


A inspiração anos 20 acrescenta ricamente à arquitetura de interiores e sua influência é muito bem-vinda. A riqueza de detalhes convivendo em perfeita harmonia e elegância. Apostar nessa tendência em 2018 pode fazer com que a composição do seu espaço fique surpreendente e refinada.


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Art_nouveau



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page