Bancadas x Banquetas - Dicas simples para acertar sempre!

Seguidamente nos perguntam sobre alturas de bancadas e quando essas também servem para receber convidados sentados, formas de adequar as funções. A altura das bancadas e das banquetas e cadeiras...dúvidas (e erros) mais frequentes nos projetos de cozinhas, churrasqueiras e áreas Gourmet. Resolvemos então publicar um artigo para ajudar a resolver o assunto de uma só vez.


Nos nossos projetos a regra é bem simples, utilizamos 3 alturas: altas, médias e baixas. Ok, grande novidade! Calma, vou explicar! Lembrando que você pode optar por qualquer dessas alturas no seu ambiente, não há regras pra escolher e é questão de preferência e gosto pessoal.


Para que os assentos funcionem bem eles devem estar em torno de 30cm abaixo da altura da bancada...Sério? era só isso?! Simples demais pra ser verdade?! Exatamente!

Selecionamos para ilustrar algumas imagens de nossos projetos e da nossa visita à mais recente edição da Eurocucina que acontece em Milão junto ao Isaloni. Vamos lá!


Foto: André Cavalheiro

O primeiro exemplo traz um de nossos projetos de cozinha americana. A bancada tem armários na parte inferior e o tampo em granito levigado está a 75cm. Temos assim um exemplo para bancada baixa, a altura fica entre 73 e 77cm do piso e o assento fica entre 43 e 47 cm também do piso. Esse é o mais fácil de recordar pois a altura é como os padrões de mesa e cadeiras de jantar que compramos prontos.


Foto: Carlos Edler

Agora um projeto onde fizemos a bancada em lâmina de madeira natural alta. Tampo entre 100cm e 110cm e assentos entre 70cm e 80cm. Os bancos e banquetas altas tem uma enorme variedade disponível no mercado pois esse padrão foi o primeiro a cair nas graças do mercado brasileiro nos primeiros projetos de bancadas tipo bar.


Foto: Alessandra Pasin

Temos na imagem da Eurocucina uma bancada de altura média, entre 90 e 95cm. Normalmente essa faixa de altura é perfeita para áreas de trabalho, fogões e cubas. Nessa bancada temos área de trabalho e banquetas, aplicando a regra da altura dos assentos: entre 60 e 65cm.

As banquetas dessa altura são as mais difíceis de encontrar. Caso haja dificuldade existem modelos de alturas reguláveis.


Foto: Alessandra Pasin


Tudo ótimo até aqui, vamos então às combinações! Na imagem da marca Poliform na Eurocucina temos a bancada com área de trabalho com cuba 90 à 95cm e a mesa para os convidados alta, entre 100 e 110cm. O resultado ficou belíssimo! Lindo projeto.


Foto: Alessandra Pasin


Agora nessa outra imagem da Eurocucina temos a brilhante solução juntando a área de trabalho com 90 a 95cm, com cuba e cooktop com a área de convidados baixa que também ficou lindo!


O público brasileiro está muito voltado para esses espaços onde é permitido receber, cozinhar, conviver entre amigos e familiares no "coração da casa" que é a mais nova versão da cozinha, ou o espaço gourmet. Nessa caso o limite da criação é: nenhum! E temos esses e tantos outros exemplos de profissionais daqui e do exterior para nos inspirar. Vamos aproveitar e criar muitos e muitos ambientes lindos, adequados às preferências pessoais e a partir de agora sem problemas na escolha das alturas!





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Simões Pasin Arquitetura / Porto Alegre - RS 

Contato: (51) 98151-4961 / (51) 98151-4959

simoespasin@simoespasin.com

pasinalessandra@gmail.com / simone.r.simoes@gmail.com

  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Icon