top of page

Casa Projeto Arquitetônico - Terreno em declive e muita natureza!


Localizada em condomínio na zona sul de Porto Alegre, essa casa trazia em seu programa necessidades bem distintas. Ao mesmo tempo que deveria proporcionar acessibilidade aos visitantes, seria em um terreno com muito declive. Como amamos um desafio, apresentamos uma solução de projeto que atendeu essas necessidades e mais! Vamos conferir!

Foto: Fabrício Barreto


Os clientes adquiriram um terreno bárbaro num condomínio de 24 lotes localizado na zona sul de Porto Alegre, rodeado de natureza e com uma vista linda. O declive de cerca de 8,5 m não parece muito acentuado numa área de aproximados 1000 m², mas o posicionamento correto do projeto era fundamental. A casa não poderia ficar muito alta na parte dos fundos do lote, onde temos a vista e para onde voltamos a área social e de interesse em geral. Também não poderia ficar muito baixa pela parte da frente onde seria o acesso principal de pessoas e veículos. Estávamos como tipicamente nossa realidade é... frente à um desafio daqueles bem difíceis de solucionar.

Foto: Fabrício Barreto


Outra necessidade importante foi que entre os amigos e visitantes da casa haveria pessoas com restrição de mobilidade, como cadeirantes. A acessibilidade seria então outra condicionante para o projeto que deveria ter em torno de 300 m². As regras do condomínio estabeleciam um recuo na frente de 8 m, propomos então uma solução em meios níveis que resolveu muito bem todas questões do programa. Porém isso ocorreria somente no térreo da casa para que os moradores não tivessem que acessar escadas o tempo todo e criando um pé direto de 3,60 m mais alto e imponente na área social principal.


Fonte: Simões Pasin


Posicionamos um nível mais alto voltado para a rua condominial, onde estariam o hall social, a garagem para 2 carros, um lavabo, a lavanderia e o pátio de serviço, que delimitamos com um painel vazado de cobogós cimentícios. Como a rua condominial não seria o centro das atenções voltamos para ela os espaços de serviço e apoio. Descendo meio nível 1,10 m, posicionamos a totalidade da área social e terraços incluindo a cozinha americana e a churrasqueira. Nesse nível pela lateral da cozinha, posicionamos uma vaga para carro acessada por uma porta-janela, por ali entrariam as pessoas com mobilidade restrita e carga e descarga para compras mais volumosas. Projetamos um banheiro adaptado para necessidades especiais que também tem acesso pela área do terraço externo, servindo para a etapa futura de construção que terá piscina com deck.

Foto: Fabrício Barreto


Diretamente do hall principal podemos acessar a área íntima que está no segundo pavimento pela escada. O terraço de cobertura na laje acima é visitável, aliás impossível não ser com toda a vista que proporciona, através do espaço do reservatório. Porém ele foi revestido com brita sobre a impermeabilização para não onerar os custos.

Foto: Fabrício Barreto

Os dormitórios foram voltados para os fundos, onde tínhamos a vista. Porém a orientação é sul, que não é recomendada por não ter incidência solar além de outras desvantagens. Na parte social a orientação não foi problema, pois tínhamos um grande espaço e possibilidade de aberturas em todos os lados, mas na parte íntima onde os espaços são mais divididos como dormitórios e banhos, alguns espaços ficariam muito prejudicados. A solução do projeto foi movimentar a volumetria do pavimento para que janelas de canto fossem acrescentadas para melhorar a orientação desses locais e possibilitando aberturas para o leste. Isso permitiu agregar à vista uma boa qualidade de insolação e ventilação.

Cada trabalho que realizamos é individual e sob medida para o local específico. É com muita satisfação que vemos as soluções que reúnem as necessidades, as qualidades e as dificuldades sem abrir mão da estética formarem um projeto. Seja qual for a dimensão, realizar o sonho dos clientes faz nosso trabalho fazer todo o sentido.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page