top of page

Retrospectiva CASACOR 2018: Cafés e Restaurantes

Para finalizar o ano, nada melhor que uma retrospectiva. Escolhemos as mostras CasaCor RS, SP e SC que visitamos para falar sobre restaurantes e cafés, que de diferentes maneiras abordaram o tema Casa Viva e trouxeram ambientes comerciais com diversas disposições e composições.


Foto: Alessandra Pasin

Feito a Grão por Polido Arquitetura - CasaCor RS Ambiente mais descontraído onde café, estar, lounge e living interagem, pensados de forma aberta e cosmopolita. A sensação de aconchego que o espaço passa fica por conta das texturas de tecidos, madeiras e pedras. Já o mobiliário convida a contemplar o design. Há peças assinadas pela Carbono Design, Zanine de Zanine e Marcelo Ligieri, entre outros nomes. Está entre nossos preferidos, pois lembra os bares de happy hour de Nova Iorque numa distribuição que estimula a interação.

Foto: Alessandra Pasin

La Maison du Burger por Manuela Beheregaray - CasaCor RS


Inspirado nos bistrôs franceses, La Maison du Burger abriga o restaurante Le Grand Burger. A arquiteta criou um projeto que mescla o rústico e o contemporâneo. Os materiais são utilizados de forma natural, incluindo o aproveitamento de revestimentos originais. Como por exemplo no revestimento das paredes, onde o tijolo foi revelado ao descascar a parede e coberto em parte por painéis de MDF na cor azul, envolvendo o espaço. Esse se destacou pela nova identidade proposta para um dos restaurantes queridinhos de Porto Alegre.


Foto: Alessandra Pasin

Casa Areia por Rodrigo Pires, Linda Martins e Cris Araújo - CasaCor SC Uma homenagem a Florianópolis, suas praias, especialmente às famosas Dunas da Joaquina. Com tons de areia, tem um toque contemporâneo, com linhas retas. O muxarabi ganha destaque no ambiente, inspirado nas rendas de bilro - forte herança da colonização açoriana. Um café aconchegante e confortável com jeito de casa, não deixando de ter o “pé na areia”. Telas azuis representam lagoas e mar. Há pontos de vegetação e o tom canela, cor do famoso pôr do sol do bairro Santo Antônio de Lisboa. O ar praiano está marcado nos tons de areia presentes no ambiente. Nos chama a atenção pela arquitetura própria das regiões litorâneas brasileiras, os tons azuis e neutros que trazem sensação de aconchego.

Foto: Alessandra Pasin

Tartuferia por mf+arquitetos - CasaCor SP Os arquitetos Mariana e Filipe Oliveira focaram em materiais naturais e na integração com o exterior, com brises. As linhas retas desempenham papel importante, transformando as colunas e o teto em elementos de design. O mobiliário é cheio de bossa. Esse restaurante se destacou muito nos espaços de mostra que visitamos. Eram um ambiente super intimista e aconchegante. Os laminados em madeira, a iluminação suave e a presença do verde nas plantas tornou a composição muito sofisticada.


As viagens de pesquisa e visitas à mostras e feiras que fazemos, sempre nos agregam muito. Ampliando nosso repertório através da visão do que é feito em nossa Região Sul, no restante do país e no exterior. Os espaços comerciais nas mostras desse tipo têm a possibilidade de propor soluções inovadoras e criativas, eles não poderiam faltar em nossa retrospectiva.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page